GRUPO ZAMBIANCO

NAS REDES SOCIAIS

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

© 2010-2017 POR GRUPO ZAMBIANCO

contato@grupozambianco.com.br    Faz. Santo Antônio, S/Nº - Tietê - São Paulo - Brasil 

SUSTENTABILIDADE

ETANOL DE

CANA-DE-AÇÚCAR

Temos orgulho em produzir o Etanol feito à partir da cana-de-açúcar, um combustível totalmente renovável e ecológico, de raízes brasileiras, que impressionou o mundo por seus benefícios quando comparado a combustíveis fósseis. Estudos comprovam que a utilização do etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, apresenta uma redução de 82% de emissão de COse comparado ao uso da gasolina, e 78% se comparado ao diesel.

POLÍTICA AMBIENTAL

O Grupo Zambianco entende que respeitar o meio ambiente, além de ser uma obrigação de cada ser humano, é fundamental para garantir a sustentabilidade de seus negócios, e do nosso planeta. Sendo assim, conduz suas ações com base nos seguintes princípios:

  • A empresa deve agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto à observância das legislações, regulamentações e requisitos ambientais acordados com os clientes e a sociedade;

  • É responsabilidade de todos os colaboradores preservar o meio ambiente;

  • O desenvolvimento dos processos e produtos utilizados deve visar à melhoria contínua do seu desempenho ambiental;

  • O componente ambiental deve ser incorporado às etapas de planejamento, projetos, construções e operações de empreendimentos da empresa;

  • O consumo de recursos naturais e a geração de efluentes e resíduos devem ser controlados e minimizados continuamente;

  • A geração e o consumo de fontes renováveis de energia devem ser prioridades da empresa;

  • Todos os colaboradores devem participar de treinamentos e de ações de educação ambiental;

  • A empresa deve estimular projetos socioambientais envolvendo empregados, comunidades vizinhas e demais interessados, na busca por soluções participativas;

  • A responsabilidade ambiental deve ser uma preocupação constante em todos os níveis hierárquicos da empresa, e compartilhado com os clientes e fornecedores.

COMPROMISSO NACIONAL

O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar foi firmado pelo governo federal e entidades de trabalhadores e de empresários do setor sucroenergético em 25 de junho de 2009. O Compromisso é resultado de uma experiência inédita, no Brasil, de diálogo e negociação nacional tripartite para enfrentar o desafio de melhorar as condições de vida e trabalho no cultivo manual da cana-de-açúcar. 
 
Esse Compromisso foi construído por meio de uma Mesa de Diálogo, instalada em 1º de julho de 2008, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ao longo de um ano, a Mesa construiu um acordo histórico para valorizar e disseminar as melhores práticas trabalhistas na lavoura da cana-de-açúcar e promover a reinserção ocupacional dos trabalhadores desempregados pelo avanço da mecanização da colheita. 
 
Os trabalhadores foram representados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e o Fórum Nacional Sucroenergético representaram os empresários. O governo federal participou com integrantes da Secretaria-Geral e Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Trabalho e Emprego; da Educação; do Desenvolvimento Agrário; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
Para fazer parte do Compromisso Nacional, as empresas do setor sucroenergético devem fazer sua adesão, que é de caráter voluntário. Essas empresas, como previsto no Compromisso, estarão submetidas a um mecanismo de verificação do cumprimento das práticas estabelecidas, cumprimento esse que será objeto de reconhecimento.

Fonte: Secretaria de Governo da Presidência da República.